Alto Alegre dos Parecis

 

Alto Alegre dos Parecis é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 12º07’40” sul e a uma longitude 61º51’03” oeste, estando a uma altitude de 405,00 metros. Sua população estimada em 2010 era de 12.816 habitantes.

Possui uma área de 3.958,273 km².

 

 

Histórico do Município

Histórico: Segundo a versão de moradores, a área pertencia ao Sr. Paulo Oliveira Melo que a perdeu por não cumprir os termos do contrato de ocupação assinado com o INCRA. A área foi entregue então a vários posseiros, que já tinham invadido a área.

A cidade se desenvolveu nesses lotes, que foram sendo desmembrados em lotes urbanos e vendidos mediante contratos de compra e venda, e até hoje, os moradores não possuem titulo de propriedade, apenas recibos de compra e venda.

Segundo o INCRA, estes moradores invadiram a área pertencente ao Sr. Paulo. Em 1986 o Sr. Morimoto ali se instalou, tendo comprado do INCRA uma área contígua à cidade. Nessa época o acesso era pela Linha 176, atual RO 490. Quando o Sr. Isidoro Stédile era administrador de Alta Floresta do Oeste demarcou o futuro município de Alto Alegre dos Parecis o qual permaneceu como distrito de Alta Floresta até 1994, quando um grupo de moradores fez um movimento pela emancipação.

O Município foi instalado em 22 de junho de 1.994. Em 01 de janeiro de 1997 assume a primeira prefeita eleita do município, a Srª. Vitória de Fátima Betelli da Silva, em 2001 assume o Sr. João Adelir Matt e em 2005 assume o Sr. Máriton Benedito de Holanda atual administrador do município.

 

Dados Gerais

População Total do Município: 12.816(fonte: IBGE/2010)

Área Territorial: 3.958,279 km²

Ano de Instalação: 1997

Microrregião: Cacoal

Mesorregião: Leste Rondoniense

Altitude da Sede: 405,00 m

Distância à Capital: 436,14 Km

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0.674

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD.

 

Hino do Município

Letra e Música: Osvaldo Ramos de Oliveira
Resplandece no Oeste brasileiro; Onde o povo heróico vive de união. Na pujança desses bravos pioneiros; Vai crescendo Alto Alegre em produção.

Respeitando e preservando a ecologia; Desta terra muito fértil e abençoada. O futuro e a esperança são grandezas; Para os filhos desta terra mui amada.

Alto Alegre, Alto Alegre;
Teu futuro com justiça é uma grandeza.
Alto Alegre, Alto Alegre;
Tu fulguras como a imensa natureza.

Alto Alegre é gentil e hospitaleiro; Que recebe gente de qualquer nação. Com nobreza Alto Alegre é uma cidade; De Rondônia, nosso Estado da União.

É com fartura e com muita cidadania; Que o seu povo sempre ruma para o bem. A mão de Deus é que abençoa os seus filhos; E que protege à sua terra e os rios também.

Alto Alegre, Alto Alegre;
Teu futuro com justiça é uma grandeza.
Alto Alegre, Alto Alegre;
Tu fulguras como a imensa natureza.

 

Como Chegar

Localização: Município da Região Leste do Estado de Rondônia

Acesso Rodoviário: partindo de Porto Velho pela BR- 364

Distâncias: 519 km da Capital.

Vilhena – Alto Alegre dos Parecis [ 281 Km ]

http://www.altoalegre.ro.gov.br/imagens/comochegar/vilhena-aap_G.jpg

Porto Velho – Alto Alegre dos Parecis[ 519 Km ]

http://www.altoalegre.ro.gov.br/imagens/comochegar/pvh-aap_P.jp

 

 

Prefeitura Municipal

Copyright © Rondonia Turismo - O seu guia Rondoniense! | Restrito
Translate »