Ex-Pajé será exibido neste sábado para indígenas de Cacoal e região

Filme será exibido, neste primeiro momento, apenas para os indígenas, seja Paiterey Surui, ou qualquer outra etnia.

Ex-Pajé será...

Todos as 27 aldeias Paiterey Surui e ainda de outras etnias estão convidadas para a exibição, neste sábado (07), do filme Ex-Pajé, dirigido pelo cineasta brasileiro Luiz Bolognesi´. O filme, lançado recentemente, e já premiado em um importante Festival de Cinema realizado na Alemanha, será exibido neste primeiro momento apenas para os indígenas, seja Paiterey Surui, ou qualquer outra etnia. O convite foi feito para todos os moradores das aldeias da região de Cacoal.
A exibição acontece na Aldeia Lapetanha, a partir das 19h. Com a presença do cineasta e diretor do filme Ex-Pajé, Luiz Bolognesi. Na oportunidade, será promovido uma roda de conversa, entre diretor e a comunidade indígena, para debater sobre a produção, repercussão e importância do filme.

 

Ex-Pajé
O filme acompanha Perpera, um antigo xamã do povo Paiter-Suruí que foi convertido ao evangelismo, tendo que abandonar não só os poderes espirituais, como toda a transmissão de conhecimento ligada as práticas xamãnicas.
Através do cotidiano dos Paiterey-Suruí e uma fotografia belíssima da Amazônia que se esconde atrás do desmatamento e uma linguagem poética, o documentário ganhou diversas críticas elogiosas de importantes veículos de comunicação do Brasil e do mundo. Ex-Pajé tem provocado um importante debate sobre o etnocídio e o proselitismo.
Fonte: Giliane Perin – Tribuna Popular

http://www.tribunapopular.com.br/noticia/ex-paje-sera-exibido-neste-sabado-para-indigenas-de-cacoal-e-regiao

Compartilhe

Copyright © Rondonia Turismo - O seu guia Rondoniense! | Restrito
Translate »