Itapuã d’Oeste

Itapuã do Oeste é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 09º12’18” sul e a umalongitude 63º10’48” oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.561 habitantes. Possui uma área de 4.081 km².

 

História

Surgiu com o nome de Itapuã do Oeste, às margens da BR-364, distante 105 km de Porto Velho.

Formação Administrativa

O município foi criado com o nome de Jamari, em 13 de fevereiro de 1992, através da lei nº 364, com áreas desmembradas dos municípios de Ariquemes e Porto Velho.

Devido a insatisfação dos moradores com a denominação Jamari, foi realizado um plebiscito para que retornasse o nome Itapuã do Oeste.

No dia 24 de outubro de 1997, através da lei nº 747 foi dada nova denominação ao Município de Jamari, que passou a denominar-se Itapuã do Oeste.

Por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Samuel, Itapuã do Oeste teve seu lençol freático afetado. Nos meses com grande quantidade de chuva, o município sofre com alagamentos com a contribuição do terreno plano na qual a cidade se encontra.

No mês de junho é comemorado a tradicional festa de São João, realizada pela Loja Maçônica. Em Setembro, no dia da Independência, tradicionalmente ocorre a Cavalgada da Independência.

 

 

Copyright © Rondonia Turismo - O seu guia Rondoniense! | Restrito
Translate »