Candeias do Jamari

Candeias do Jamari é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 08º48’35” sul e a umalongitude 63º41’44” oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada pelo Censo 2010 é de 19.779 habitantes. Fica a 20 km da capital, Porto Velho.

Possui uma área de 6867,6 km², na qual abriga a Usina Hidrelétrica de Samuel.

 

 

Rio Jamari

É um rio da Bacia amazônica, afluente do rio Madeira. Na sua margem direita e no município de Candeias do Jamari onde existia uma cachoeira chamada Samuel, foi construído a barragem da Hidrelétrica de Samuel, com potência instalada de 216,0 MW. Por não possuir bacia acentuada, o rio Jamari recebeu em seu leito um dique de 45 km de extensão de cada margem para formar o lago da hidroelétrica. A usina começou a ser construída no ano de 1982. O plano era para a usina terminar de ser construída em quatro anos mas, devido à falta de verbas, esta só foi concluída catorze anos depois.

 

 

História

Surgiu como povoação no cruzamento da BR-29 (hoje BR-364) com o Rio Candeias, afluentes do Rio Jamari, e ficou conhecida como Vila Candeias em homenagem ao rio que banha a cidade.

Gentílico: candeiense-do-jamari.

Formação Administrativa

O município foi criado com o nome de Candeias do Jamari pela Lei nº 363, de 13 fevereiro de 1992, com área desmembrada do Município de Porto Velho.

E também possui um distrito, vila, chamado Triunfo localizado a 120Km da sede do município, com cerca de 4 mil habitantes.

 

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Rondônia Turismo - Conheça as belezas de Rondônia .