Machadinho d’Oeste

História

A cidade de Machadinho D´Oeste surgiu por meio de um projeto de reforma agrária do Incra. Idealizado pelos Engenheiros, Paulo Botelho Martins, hoje locado no INCRA do ES, e Fábio, que foram os principais responsáveis. Pertenceu inicialmente ao município de Ariquemes, com a denominação “Projeto de Assentamento Machadinho”. Teve a sua emancipação em 11 de maio de 1988. Situada na bacia do Vale do Jamari, tem todo o seu território atravessado do Sul ao Norte pelos rios Ji-Paraná e Machado.

O rápido crescimento populacional e desenvolvimento econômico decorrentes das atividades agrícolas exigiram a sua autonomia política e administrativa. A área do Projeto de Assentamento (PA) Machadinho foi elevada à categoria de município, com sede no povoado do mesmo nome com status de cidade. O seu nome é em homenagem ao rio Machadinho, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná.

O município foi criado em 11 de maio de 1988 pela Lei Nº 198, assinada pelo Governador Jerônimo Garcia de Santana, com áreas desmembradas dos municípios Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná.

 

 

Geografia

Localiza-se entre os Municípios de Ariquemes e Jaru, distanciados aproximadamente 400 km da capital do estado a umalatitude 09º26’38” sul e a uma longitude 61º58’53” oeste, estando a uma altitude de 102 metros. Sua população estimada pelo Censo 2010 é de 31.135habitantes. Possui uma área de 8509 quilômetros quadrados.

 

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Rondônia Turismo - Conheça as belezas de Rondônia .